Encerrou nesse último domingo, 15/12, o Curso de Treinadores de Vôlei de Quadra Nível II, promovido pela Federação de Vôlei do Distrito Federal e validado pela CBV. A iniciativa visa qualificar profissionais de Educação Física para a função de Treinador de Vôlei de Quadra, os formandos agora estão aptos a atuarem em seus estados nessa função seguindo as regras específicas de cada Federação.
O curso foi realizado no formato Híbrido sendo de 25 a 29 de novembro e 02 a 06 de dezembro na modalidade de Ensino à Distância/EAD e nos dias 13,14 e 15/12 presencial. O curso é parte integrante do Projeto de Fomento nº 946218/2023 firmado entre o Ministério dos Esportes e a FVDF fruto de uma emenda parlamentar da Senadora Leila Barros. A empolgação e dedicação dos alunos foi algo contagiante, principalmente, quando souberam quem seriam os instrutores:
Contamos com a colaboração de dois experientes instrutores e treinadores pertencentes à CONAT – Comissão Nacional de Instrutores, sendo o primeiro Treinador Leonardo Seixas de Carvalho que já treinou diversas equipes nacionais e até mesmo internacionais. Ele já foi treinador adjunto do Flamengo, Macaé Sports e da seleção Brasileira Subsub-21, foi ainda treinador principal das Seleções Brasileira sub-19 e sub-21, treinou também o Suntory Sunbirds do Japão, o Al Nasser da Arábia e a Seleção iraniana na Liga das Nações de Vôlei (VNL 2024) como treinador assistente.
Já a Instrutora karina Patricia de Souza, Graduada em ed. Física, especialista em treinamento desportivo, capacitada no Nível III e atuou por 28 anos como Treinadora de Voleibol: foi técnica referência na CBV junto ao projeto do COB e Auxiliar Técnica da fase de avaliação da Seleção Brasileira Infanto Feminina, ela também foi oito vezes Técnica da Seleção Catarinense e Auxiliar Técnica da Seleção Brasileira sub 21, observadora da Seleção Brasileira nas competições dos Jogos da Juventude e CBI sub 19 e sub 21e foi Técnica Destaque do Troféu Guga Kuerten. Últimas equipes que dirigiu: ASTEL/Floripa; AJOV/ Joaçaba; ADECAN/Campos Novos (masculino); Nova Trento, Brusque e atualmente está no Jaraguá do Sul.
Foram inscritos (vinte e seis) alunos para participação do Curso como treinadores e outros 18 para participarem na condição de ouvintes. Ao final somente os alunos que cumpriram todas as fases do curso e lograram êxito na prova final foram certificados como novos treinadores pela CBV.
Para o Presidente da FVDF, José Bezerra, “Medidas como essa que visa a qualificar novos profissionais, sem sombra de dúvidas, contribui sobremaneira para o fortalecimento da prática do Vôlei de quadra na capital da república, pois tem o condão de promover a capacitação técnica e pedagógica dos treinadores e incentiva o compromisso e o desenvolvimento ético e social do esporte.”
Neste ponto, a Federação de Vôlei do Distrito Federal, ciente da enriquecedora experiência proporcionada aos participantes do curso, reafirma o seu inarredável compromisso no sentido de continuar investindo na formação dos profissionais que atuam nesta modalidade desportiva, buscando o aprimoramento contínuo desses profissionais que impulsionam o esporte. Parabéns a todos que participaram e concluíram o curso com êxito, desejamos sucesso em suas carreiras e agradecemos aos mestres pela dedicação e empenho nessas 3 semanas de curso.